Análise Galaxy S23 Ultra, S23+ e S23

“uma geral…”

O Samsung Galaxy S23 Ultra é o topo de gama da série Galaxy S23 da Samsung, que foi lançado no dia 1 de Fevereiro de 2023. Ele vem com um display 6,8 polegadas com taxa de atualização de 120Hz e adaptável ao conteúdo. (1~120Hz). Equipado com as melhores cameras da atualidade, mas a que se destaca, é a sua câmera traseira de 200 MP, habilitada a gravação de vídeo 8K.

O dispositivo vem com o processador “Snapdragon 8 Gen 2 Mobile Platform for Galaxy”, e tem 8 GB ou 12 GB de RAM. Ele também vem com uma bateria de 5000 mAh com suporte para carregamento rápido de 45W (QC2.0 e AFC) e carregamento sem fios 2.0 Wireless PowerShare. Suporta carregamento reverso sem fios de 4,5W.

O Samsung Galaxy S23 Ultra também vem com uma série de recursos avançados na câmera, incluindo estabilização óptica de imagem (OIS) e estabilização híbrida de imagem (EIS) para garantir que as fotos e vídeos sejam sempre nítidos e estáveis. Ele também vem com uma câmera frontal de 12 MP (f/2.2 FOV 80) para selfies e vídeo chamadas de alta qualidade.

Em termos de design, o dispositivo vem com vidro da Corning® Gorilla® Glass Victus® 2 e com frame metálico, e tem uma tela de borda a borda para uma experiência de visualização imersiva. Ele também vem com o leitor de impressão digital de nova geração sob a tela para desbloquear o dispositivo de forma rápida e segura.

Esta nova linha Galaxy S23, continua a contar com a S-Pen na sua versão de topo, no Galaxy S23 Ultra.

A Samsung sabe o poder que as pessoas querem, e a prova disso é o ULTRA
— Nuno Agonia

A nova besta vem com umas das features que sempre adorei no meu Galaxy Note 20 Ultra…sim, falamos da S-Pen embutida no corpo do smartphone. Costumo dizer que só sabes o que é um Note, depois de teres um…

Este nova S-Pen está ainda mais responsiva, a comunicação é imediata com tudo aquilo que desenhas ou escreves no fantástico display AMOLED 2X.

Como vem sendo habitual, a linha Ultra vem com o que de melhor a Samsung consegue produzir, principalmente no que toca a fotografia e video, onde alimenta a eterna batalha com os iPhones. Temos um sensor ainda maior para obter melhores resultados noturnos, e ainda a adição de Inteligência Artificial para abrilhantar os resultados após o “click”.

Continuamos com o “Nightography” que vimos ser introduzido no Galaxy S22 Ultra do ano passado (lançado também em Fevereiro). A experiência da fotografia/video conta com forte pós processamento em todos os registos que vais fazendo, devido à ligação muito próxima do Snapdragon 8 Gen 2.

O preço continua a não ser simpático, quando vamos para o topo dos topos, mas é caso para dizer que o Samsung Galaxy S23 Ultra, é o melhor smartphone que o dinheiro consegue comprar.

Uma das assinaturas da Samsung, nestes “flagships”, são os seus “edge display”. Com uma curvatura reduzida em relação ao S22 Ultra, criando assim uma superfície mais plana. Possui o Vision Booster para conseguir dar o máximo brilho em situações de muita luz natural, e tudo de uma forma automática, pois ele ajusta o brilho consoante aquilo que precisas. (4 níveis).

A preocupação da Samsung com a sua pegada ambiental, continua a ser uma das prioridades, e toda a linha S23, possui caixas produzidas com papel 100% reciclado. Além disso, possuem a certificação UL ECOLOGO, que atesta que são produtos com a preocupação de redução do impacto ambiental.

Comprar um smartphone nos dias de hoje e pelo preço que eles custam, fazem-nos pensar quanto tempo terão de atualizações, e por isso a Samsung garante 4 gerações de atualizações de software, e 5 anos no que respeita a patches de segurança. E para ter esta longevidade, o programa Samsung Care+ continua a ser uma realidade, para minimizar os acidentes que os nossos smartphones têm durante as viagens nos bolsos.

E porque falamos em segurança, continuamos com a presença do tão seguro Knox Vault, que foi introduzido na série Galaxy S21. Protege as tuas informações que guardas no teu smartphone, porque se fores como eu, tens a tua vida dentro do teu equipamento, por isso queres a maior segurança possível relativamente aos teus dados.

 

DESIGN

O design a meu ver continua simples, como eu gosto… As linhas com poucos ângulos, porém as cameras têm um “bump” generoso, contudo acho que tem um look minimalista e com a classe habitual que um “premium” necessita.

A curva reduzida do display, é um dos pontos diferentes em relação ao Ultra, pois o Galaxy S23 e S23+, não possuem qualquer curva no display frontal, são completamente planos. Esta curva do S23 Ultra permite usares os gestos de uma forma mais fluída, enquanto nos outros 2 modelos, o melhor será mesmo usares os botões de navegação, pois a experiência não é tão agradável com os gestos de navegação.

Falar no design, faz-nos falar do peso e dimensões, pois é algo importante nos nosso bolsos. O Galaxy S23 Ultra pesa 234g e as suas dimensões são: 78.1x163.4x8.9mm. O Galaxy S23+ e e S23, como não seria de admirar, são mais pequenos e mais leves: 196g 76.2x157.8x7.6mm (S23+) / 168g 70.9x146.3x7.6mm (S23).

Devido à escolha dos materiais, qualquer um dos modelos possuem um “feeling” sólido e durável, como esperas ter devido ao seu chassi em “armor aluminum” e vidro Gorilla Glass Victus 2.

As cores disponíveis da linha S23 são 4: Preto Fantasma, Creme, Verde e Lavanda.

 

DISPLAY

Quem já teve um Samsung da linha S, sabe que aqui nunca sai desiludido, pois tem o melhor que a tecnologia consegue fazer… Tal como anterior tens 120Hz de taxa de atualização variável, que consegue o mínimo de 1Hz. Isto apenas na versão Ultra, porque no Galaxy S23 e S23+, tens 48Hz.

O “touch sampling” está nos 240Hz no GameMode, em todos os modelos. Ou seja, o display tem uma frequência de 240 vezes por segundo a cada “toque”. Quanto maior for este número, mais rápido é a resposta do touch-screen. Lembra-te que o “touch sampling” não é o mesmo que “refresh rate”… ;) Isto são tudo números para as pessoas que usam muito o smartphone como consola de jogos, se é que me faço entender.

Os Dynamic AMOLED 2X possuem o Vision Booster, em que ajusta o brilho durante o dia, de forma automática…e assim não teres problemas de visualização de conteúdo com os reflexos mesmo em dias de muito sol.

Em relação à suavidade de movimento, tens 2 modos no software que podes personalizar. O adaptativo que faz animações e deslocamentos mais fluidos, ajustando automaticamente a sua taxa de atualização do ecrã para 120Hz. No modo normal vais conseguir uma vida útil da bateria mais longa, ajustando automaticamente sua taxa de atualização do ecrã para 60Hz.

O escudo de conforto ocular também está presente nestes AMOLED’s. Mantém os teus olhos confortáveis, limitando a luz azul e utilizando cores mais quentes. A utilização à noite pode ajudar-te a adormecer mais facilmente.

Em termos de resoluções no display, tens o HD+ (1544x720), FHD+ (2316x1080) e apenas no ULTRA, o WQHD+ (3088x1440), o que torna os visuais mais “bonitos”, porém lembra-te que autonomia irá sofrer um pouco.

O desbloqueio continua a ter um sensor de impressão digital no display frontal, bem como o Always On Display já é uma imagem de marca nos equipamentos da Samsung. Para os mais distraídos, é mostrado o relógio e notificações quando o telefone não estiver a ser utilizado. E se fores muito curioso, neste modelo vem com a versão 8.1.25.

 

S-Pen

E mais uma vez, o Galaxy S23 Ultra possui a caneta mais inteligente do planeta, com uma experiência ainda mais fluída que a anterior, devido à redução ainda mais da sua latência. (2.8ms) Continuamos a ter a caneta introduzida no seu corpo e não numa capa, tornando a tarefa de perderes a caneta mais difícil.

Mal retiras a caneta, com o Galaxy em stand-by, podes começar a escrever notas mesmo com o display desligado, tornando a experiência ainda mais prática. Tens várias opções com a S-Pen: seleção inteligente (cortar rapidamente imagens, texto), tradução automática (faz pairar a S-Pen sobre palavras para as traduzir), transformar a tua caligrafia em “texto” e utilização de gestos (tirar fotografias, reproduzir música).

CAMERAS

A Samsung quando lança o seu novo topo de gama, tem sempre os olhos focados na fotografia e video, com a intenção de conseguir ter o “selo” de ser a melhor camera num smartphone.

Podemos falar do sensor de 200MP, mas uma coisa que adoro é a capacidade de termos 10x de zoom ótico e o 100x de SpaceZoom com Inteligência Artificial. (apenas no Galaxy S23 Ultra) Os 200MP Adaptativos usam o “pixel binning” para teres diversas camadas de alta resolução, e assim te apresentar um registo final de 200MP.
O modo noturno também foi melhorado, o que eles chamam de “Nightography” para te permitir buscar detalhes que ao olho nú não se consegue.

O ExpertRaw foi adicionado também num dos modos de fotografia, que acrescenta a astrofoto de 4 minutos até um máximo de 10 minutos. Aqui utiliza o sensor de 12MP, porém se ligares o de 50MP no ExpertRaw, ficas sem a opção da astrofoto.

Em termos de modos, não houve muitas alterações: ExpertRaw, Pro, Pro Video, Noturno, Alimentos, Panorama, Super Lento, Câmera Lenta, Movimento Rápido, Video de Retrato, Vista de Realizador e Captação Única.

 

É sem dúvida um dos smartphones mais completos quando falamos em fotografia, devido à sua grande quantidade de parâmetros pensados nos amantes de fotografia. Tens RAW de alta eficácia para poupar no espaço do registo, e ainda tal como uma DSLR, possibilidade de gravares logo em dois formatos em simultâneo. (RAW e JPEG).
Mesmo ainda em versão beta, o Labs está também presente para teres acesso a opções de astrofotografia e fotografias de exposição múltipla ao ecrã de pré-visualização da câmera.

E claro…o HDR sempre presente, em fotografia e video.

O reconhecimento do rosto é uma forma prática de desbloquear o telefone e fazer a verificação nas aplicações, usando a SelfieCam. Importante referir que é o método menos seguro do que os outros tipos de bloqueio. Aqui continuo a preferir o FaceID que está presente nos iPhones.

 

E porque no final de contas, o que importa são também os números:

·      12MP Ultra Wide (f/2.2 FOV 120)

·      200MP Wide (f/1.7 FOV 85)

·      10MP Tele (3X f/2.4 FOV 36)

·      10MP Tele (10X f/4.9 FOV 11)

·      12MP SelfieCam (f/2.2 FOV 80)

Agora deixo-te aqui alguns registos feitos com o Galaxy S23 Ultra…

PERFORMANCE

A ligação próxima com a Qualcomm não é apenas de agora, contudo o processador que vemos aqui, é uma versão feita apenas para os Galaxy, a sua descrição é mesmo “Snapdragon 8 Gen 2 Mobile Platform for Galaxy” e até hoje ainda não sabemos o que tem de diferente, mas em breve irá ser anunciado pela marca quais são esses “add-ons”.

Em termos de memória tens várias opções no Samsung Galaxy S23 Ultra:

·      8+256GB

·      12+256GB

·      12+512GB

·      12+1TB

No Samsung Galaxy S23+

·      8+256GB

·      8+512GB

No Samsung Galaxy S23

·      8+128GB

·      8+256GB

·      8+512GB

Toda a experiência em jogos é SEMPRE muito fluída, sem qualquer “break”, tornando o gameplay muito imersivo e com áudio Dolby Atmos que “ajuda” à festa… Na equalização tens 6 opções: Normal, Pop, Clássica, Jazz, Rock e Personalizar.

No GameBooster consegues personalizar o que queres bloquear durante o jogo, definir como queres a barra de atalhos e até personalizar resoluções de captura de ecrã.

Nas comunicações tens 5G LTE, Wi-Fi 6E, Wi-Fi Direct e Bluetooth na versão 5.3.

Call of Duty: Mobile

BATERIA e CARREGAMENTO

O Galaxy S23 Ultra vem equipado com uma bateria de 5000mAh, que segundo a marca vai durar um dia sem problema, mesmo com uma utilização agressiva.

Do pouco tempo que ainda usei esta unidade, posso dizer-te que consigo 13 horas “a brincar”, mesmo a utilizar o display a 120Hz.

Nestes dias de experimentação a utilização do smartphone é um pouco diferente, fazendo com que a atividade mais usada é fotografar e mais fotografar, ocupando 26% da utilização de uma carga.

A Samsung tem mesmo muito cuidado com a bateria, e não falo apenas dos 45W, mas o software possui uma opção para prolongar a vida útil da bateria com base na sua utilização do telefone.

Podemos também mencionar a “proteção de bateria” que encontras em Mais Definições de Bateria, para prolongar o tempo de vida útil, limitando a carga máxima aos 85%.

Se queres um smartphone rápido a carregar, este não é opção a meu ver, pois tens no mercado várias soluções já acima dos 100W, capazes de uma carga completa em menos de 25 minutos.

Aqui consegues 50% em 20 minutos.

SOFTWARE

A linha Galaxy S23 continua com a sua OneUI como responsável da gestão de todo o hardware, assente no Android 13. Esta unidade vinha com a atualização da Google de 1 de Janeiro de 2023 e a Knox na sua versão 3.9. O seu nome de modelo é o SM-S918B/DS, o que pode ser importante para saber mais informações relativamente ao hardware.

É no software, onde consegues perceber o quanto a marca olha pelo consumidor, e digo-te isto pelo pormenor de Informações Médicas adicionado. Podes registar as tuas alergias, medicação atual e outras informações médicas para que estejam disponíveis numa emergência. Um pequeno “toque” que pode fazer toda a diferença…

A manutenção do dispositivo continua a ser um ponto no software, onde podemos “ajudar” o smartphone a ficar mais otimizado. Contamos com a última versão instalada(13.6) para te dar os relatórios que precisas, sejam eles em relação à bateria, armazenamento e até mesmo em relação à memória RAM.

Para quem usa o smartphone como consola para jogos, a Samsung acrescenta o Game Launcher, que ajuda a organizar os teus jogos num único local e acederes a funcionalidades extra, para melhorar a tua experiência de jogo.

Toda a navegação não difere quase nada daquilo que estás habituado, se tiveres já um Samsung. Onde realmente “vês” umas coisas novas, é nos Fundos e Estilos, que além de novas paletas de cores, tens novos fundos para poderes tornares o teu Galaxy S23 mais “teu”.

Nesta pequena análise, confesso que quase toda atenção se centrou no Galaxy S23 Ultra, mas imagino que tu também tenhas mais interesse em saber tudo sobre o mais potente smartphone da Samsung. Para não ficar nada por dizer relativamente ao Galaxy S23 e S23+, deixo-te aqui um resumo das suas especificações:


“Pensamentos Finais…”

O Samsung Galaxy S23 Ultra é facilmente o smartphone Android mais potente do mercado, em várias vertentes…podemos referenciar o seu display, a fantástica versatilidade do set das cameras, e não esquecer a ferramenta incrível que é a S-Pen.

Não é uma solução barata, mas falamos do melhor smartphone que o dinheiro pode comprar até à data.

E só mesmo para terminar, o Galaxy S23 Ultra é o verdadeiro Android PREMIUM em quase tudo…

Antes de dizer o “FUI” tradicional, deixo-te aqui o video onde podes o Galaxy S23, S23+ e o S23 Ultra em ação no estúdio de unboxing mais conhecido de Portugal. Espero que gostes…

Anterior
Anterior

Análise Playstation PS VR2