Bicicleta Elétrica com 2 baterias e 200km de autonomia
As bicicletas elétricas estão mesmo na moda, e por isso vemos cada vez mais modelos com especificações bem interessantes. Hoje venho falar-te de um modelo que recebi para testar, a ENGWE X26!
Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi possuir 2 baterias, e isso não é comum de se ver, por isso…venha ela para testar…
O fabricante chinês ENGWE tem no seu portfolio, na maioria dos modelos, caraterísticas de todo o terreno e sempre com motores bem generosos em termos de potência.
Este modelo até esteve no website da Indiegogo, e ali foi sem dúvida onde este modelo esteve com o maior desconto, onde começavam nos 1.500$. Curiosamente os primeiros modelos a sair da fábrica vieram para a Europa e só depois para os E.U.A..
Quando te disse que tinham motores bem generosos no que toca a potência, possui um motor de 1200W que permite uma velocidade máxima de 50km/h. Esta velocidade não está disponível assim que a tiras da caixa, pois o limite é de 25km/h. No software é fácil realizar o desbloqueio “total” de potência.
Com toda esta potência como deves imaginar, é fácil andar com ela em todas as superfícies, e até uma inclinação de 30% não terás mesmo qualquer dificuldade.
Se procuras uma bicicleta ágil esta não é a melhor opção pois falamos de 41kg no seu peso e pelas dimensões que tem, torna a tarefa nas curvas apertadas um pouco complicada. Se queres fazer muitos kms de passeio "a rolar”, aí sim, vais adorar todo o conjunto. Tens autonomia e tens conforto!
A ENGWE X26 vem numa caixa com as seguintes dimensões: 155x55x85cm e com um peso total de 49kg. Um ponto que te mostra logo que é pesada, é que no meu caso, até o estafeta pediu-me ajuda para conseguir tirar da carrinha. Por aqui vês que falamos de algo pesado…
Porque numa bicicleta é muito importante a segurança também, vem equipada com iluminação frontal e traseira, e digo-te que ainda há muita bicicleta que este fator ainda fazem parte de “extras” para adicionar mais tarde.
E voltando à força do motor, ela suporta pesos até 150kg e devido ao seu tamanho, mesmo que sejas uma pessoa grande não te vai parecer uma bicicleta pequena. Contudo se fores uma pessoa pequena, este modelo poderá ser grande demais para ti.
É um modelo que permite dobrar para que seja mais fácil o transporte, contudo lembra-te que o seu peso é de 41kg.
O motor está colocado na roda traseira, com torque máximo de 80Nm e uma potência de 1200W de 48V. Uma das grandes vantagens desta ENGWE X26, é possuir 2 baterias…pois imagina este cenário: quando chegas a casa podes apenas levar uma bateria para carregar e assim tens um peso distribuído, não tornado tão complicado levar apenas uma bateria pesada para casa.
Ela tem 3 modos, um modo completamente elétrico (SPORT), onde nem precisas de pedalar. O modo “assist” ajuda a pedalar, digamos que é um 50-50 no que toca a esforço enquanto pedalas. E para finalizar, o modo pelo qual não compraste uma bicicleta elétrica (NORMAL)…zero por cento de ajuda. :)
O painel de instrumentos é a cores e as informações são as que tu precisas, potência que está a gastar em tempo real, velocidade máxima, 2 contadores de viagens e claro a energia restante, bem como a velocidade instantânea.
Porque quem adora tecnologia, adora saber números e por isso vamos falar de autonomia, em modo completamente elétrico consegues cerca de 100km. Em modo “ASSIST” vais até 200km, mas lembra-te que tem tudo a haver com o peso em cima da bicicleta e o tipo de inclinação do percurso que vais fazer.
Eu fiz também uns conteúdos rápidos para poderes ver a ENGWE X26 em ação, numa viagem que fiz até à cidade de Vila Nova de Famalicão, pela ciclovia que faz união com a Póvoa de Varzim. Podes ver esses conteúdos na minha conta de Instagram e TikTok.
A conclusão que tiro desta bicicleta elétrica da ENGWE, é ser bastante divertida e muito confortável para todo o percurso…e quando digo percurso, de todas as voltas que já dei nela, NUNCA fiquei sem bateria. Posso mesmo afirmar que quase sempre vai em modo “mota”, se é que me entendes?! hehehehehehe
O peso e dimensões da X26 faz com que eu recomende este modelo para pessoas que estejam já bem habituadas a andar de bicicleta, pois é preciso alguma prática para andar num “monstro” destes…