Android é um sistema operativo aberto, que nos facilita algumas alterações no nosso equipamento móvel de forma a permitir uma maior “potência” no dispositivo. E sendo um sistema muito presente na maioria dos smartphones Android, é normal haver uma grande troca de informação relativamente a alguns aspectos. Um dos temas mais procurados na internet é “como colocar Android mais rápido”?

Neste artigo vou dar-vos umas dicas, de fácil execução no teu equipamento móvel com o sistema operativo da Google.

Desliga as animações

Quando abrimos qualquer aplicação no nosso smartphone, temos sempre presente uma pequena animação entre o ponto em que clicas no ícone e o ponto em que a aplicação abre efectivamente. Para controlares estas opções vais a definições, depois acerca do dispositivo e opções de desenvolvedor.

Não uses fundos animados

Muitos utilizadores quando chegam ao Android, ficam encantados com a facilidade de mudar tudo, e com esse entusiasmo, é normal alterarem o fundo do smartphone. Contudo ao efectuar essa alteração, vai fazer com as os potencialidades do equipamento sejam empurradas um pouco para baixo. Neste caso, temos uma redução drástica da autonomia da bateria.

Por isso mesmo, não te aconselho a colocares um fundo animado no teu smartphone, mesmo sendo um topo de gama.

Reduzir Widgets

As aplicações em Android permitem colocar widgets no nosso ambiente de trabalho. Um exemplo disso é o widget do YouTube que até em algumas marcas, vem instalado por defeito. Esse recurso faz também que o teu equipamento tenho um elevado consumo energético, pois está constantemente a fazer actualizações com os vídeos da internet.

Reduz a “multi-tarefa”

O processo de multi-tarefas faz com que todas as aplicações que tu abras desde o momento que ligas o smartphone, fica tudo em segundo plano. Para veres como realmente fica tudo em memória faz um pequeno teste, depois de usares o teu telemóvel durante umas horas, pressiona no botão para ver as multi-tarefas e vais ver a quantidade de aplicações que estão com sessão aberta.

Limpar a cache

Se nunca realizaste uma limpeza da cache, um dos métodos rápidos e simples, é utilizares a aplicação Clean Master. Esta aplicação vai efectuar uma busca e verificar a quantidade de “lixo” deixada por aplicações que usaste e deixaram esse rasto de “lixo”…

Restaurar valores de fábrica

Um conselho que dou é por vezes efectuares um restauro dos padrões de fábrica, isto é quase como um “format c:”…hehehehehe

 

 

 

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.