Gosto bastante de falar sobre o sistema operativo da Google, o Android! E como grande parte dos leitores deste artigo sabem que possuo também um canal no YouTube onde falo exclusivamente sobre Android, e muitas das vezes sou abordado por pessoas, a referenciarem várias versões deste sistema operativo.

Android 1

Seria bastante melhor que todos os nossos equipamentos móveis tivessem a mesma versão, pois facilitava muitas “coisas” em termos de partilhas e instalação de aplicações. Estas grandes diferenças entre as versões acontece por ser um sistema livre e muito popular, que trás vantagens e algumas desvantagens.

Muitos dos responsáveis destas todas alterações são os fabricantes, porque sendo um sistema livre, cada uma das marcas modifica o sistema em cada novo lançamento de hardware. Apesar dos gigantes de hardware modificarem os Android, a Google continua a desenvolver projectos e sempre com base no seu sistema operativo para conseguir uma integração fantástica entre todos os equipamentos.

Agora vamos então “falar” um pouco das várias versões disponíveis neste momento no mercado das tecnologias.

Android Nexus Edition

Nexus Edition

Referir seja qual for o modelo Nexus, estamos a falar na versão pura do sistema operativo da Google, que tem uma integração muito grande com os aplicativos da empresa de uma forma muito “directa”, porque não tem a “mão” de terceiros a introduzir elementos que muitas das vezes são apenas lixo para encher a memória interna do dispositivo.

Importante também é o facto que esta versão é sempre a primeira a receber as actualizações do sistema operativo, e para quem gosta de estar sempre actualizado, é a escolha mais certa.

AOSP

AOSP

Agora vamos mostrar uma das formas mais usadas do Android, o AOSP (Android Open Source Project), que é o mesmo que dizer que é um Google Edition, mas sem as aplicações Google, ou seja é versão que os desenvolvedores “pegam” para introduzir em novos equipamentos como se fosse um sistema operativo seu…

Apesar de não possuir as Google Apps, a empresa de Mountain View é a principal responsável pela sua manutenção e o seu aspecto HOLO serve um pouco para uniformizar o aspecto gráfico entre todos os equipamentos Android.

Android Corporation Edition

Android Samsung

Esta é a versão das empresas que criam grande parte dos smartphones e tablets que temos à nossa volta, como por exemplo Samsung, HTC, Sony, LG, Asus… Por palavras mais fáceis de se perceber são os pacotes personalizados por cada empresa que vem juntamente com o equipamento.

Contudo a Google quer modificar esse esquema, e a forma que quer fazer é que todos os smartphones saiam com a versão pura e depois quem pretender, pode tirar da Google Play a versão alterada pela marca.

ROM’s

Roms Android

Podemos dizer que as ROM’s ficam no intermédio entre o AOSP e o Android dos fabricantes de hardware. São versões realizadas por pessoas ou empresas que sabem bem programar e mexer no código Android. Para mais fácil compreensão, são aquelas versões que por vezes instalamos que estão à solta na Net…  😉

Android TV

Android TV

Chromecast é a palavra mais usada neste meio com o ChromeOS. Infelizmente em Portugal não temos acesso a esta potente ferramenta, e mesmo que consigas comprar o dispositivo, não consegues usar a Google TV em Portugal. Esperemos que um dia isso seja alterado e possamos usar um sistema aberto de TV e com conteúdos livres para todos e tudo com um aspecto simples e funcional.

Android Car

Android Car

Provavelmente será esta a versão que causará mais impacto daqui a uns meses no nosso dia-a-dia. Consigo dizer isto porque estão já me fase experimental e em muitos veículos  nos E.U.A. que permitem um automóvel deslocar-se de um ponto A a um ponto B, de uma forma autónoma. Isto era impensável há uns anos atrás, mas dentro de uns meses já vai ser possível traçar um itinerário e o nosso carro vai efectua-lo sozinho e connosco a dormir no banco…

Google Glass

Google Glass Android

Óculos com Android! É isso mesmo, até a versão KitKat já está disponível nos mais famosos óculos do mundo, os Google Glasses. E segundo as fontes, infelizmente ainda vamos ter que esperar mais de um ano para conseguirmos comprar na Google Play aqui em Portugal. Até lá vamos vendo imagens e vídeos sobre este gadget de apenas uma “lente”…lol

Android Wear

Android Wear

E a última forma de Android que vou referir é mais esta fragmentação que surgiu recentemente no mundo tecnológico. Este Android Wear é basicamente uma forma de vermos as notificações que vamos tendo no nosso smartphone no nosso relógio de pulso. E esta área está também a ter muita procura por outras marcas e certamente vamos ter soluções fantásticas que daqui a uns anos, vai ser-nos difícil viver sem elas…

Após isto tudo podemos dizer com toda a certeza que realmente o nome Android, é sinónimo de futuro!

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

Leave a Reply

Your email address will not be published.