Penso que já toda gente ouviu falar numa série Sherlock (Sherlock Holmes), produzida com a qualidade BBC! Pois bem, Sherlock : The Network, é um jogo baseado nessa famosa série e que melhor cartão de visita quando lançamos a aplicação, que ouvir o tema genérico da série e logo a seguir, sermos recebidos por Benedict Cumberbatch (actor britânico que faz o papel de Sherlock e que tem tido presenças nos últimos filmes mais falados, como é o caso de 12 Anos de Escravo, vencedor de 3 Óscares este ano) que nos recebe em sua casa e nos explica que seremos seus ajudantes a resolver os casos! Também teremos a ajuda de Martin Freeman (actor que faz de Hobbit na nova trilogia de Peter Jackson), que faz o papel de Watson e do comissário da polícia, Lestrade.

A partir daqui, teremos que ser muito inteligentes e não deixar passar nada! A nossa visão de jogo será através de um mapa, onde veremos as diversas localizações para onde teremos que ir entrevistar pessoas, ver fotos, ouvir relatos de pessoas ao mesmo tempo que vamos recebendo mensagens de Sherlock dando-nos indicações e avisos.

imagem do mapa do jogo

imagem do mapa do jogo

O objectivo do jogo consiste como já falámos em resolver crimes, mas eles terão que ser resolvidos o mais rápido possível. Isto porque, nós começámos o jogo com um certo número de pontos que à medida que o tempo for passando, vamos perdendo. Teremos que gerir a nossa capacidade de resolução dos problemas também na rapidez com que o podemos fazer.

Parece complicado? Eu explico. Vamos ter que decidir que meio de transporte queremos usar para nos deslocarmos de um lugar para o outro. Podemos ir a pé, de metro ou de táxi, cada um deles custa um determinado valor em dinheiro que teremos para gastar, mas que no final se por exemplo, decidirmos ir de táxi e resolvermos rapidamente o crime, poderá compensar tendo mais pontos e em consequência disso, ganharmos mais dinheiro. Vai ser tudo uma questão de saber gerir os nossos recursos consoante as pistas que vamos tendo!

Atenção, se decidirmos ir de taxi ou de metro vamos ter um mini puzzle para resolver, se quisermos chegar ao nosso destino. No caso do metro, teremos que ligar as duas linhas com as peças que nos vão surgindo e conseguir terminar o percurso para o metro percorrer. No caso do táxi, vai exigir que movamos os carros para fora do nosso caminho para termos esse mesmo caminho livre. Os carros estão posicionados de tal forma, que se o fizermos correctamente, poderemos desviar carros para cima ou para baixo, para a esquerda ou para direita. O caminho ficará livre. Se o conseguirmos fazer rapidamente, pagaremos a taxa mínima do taxi. Caso contrário, iremos pagar mais quanto mais tempo demorarmos a terminar o nosso puzzle.

imagem dos puzzles do metro e do taxi

imagem dos puzzles do metro e do taxi

Os crimes vão ser o nosso principal objectivo e tal como disse antes, iremos reunindo diversos tipos de pistas para nos ajudarem. Teremos situações onde vamos ter que isolar o ruído de fundo, para melhor ouvirmos o que queremos, noutras teremos que descodificar uma imagem, letras e muitas mais! As personagens principais da serie que vos falei Sherlock, Watson ou Lestrade,  vão estar sempre presentes quando descobrirmos uma pista. Um deles irá nos dizer que estamos no bom caminho e nos indicará nova pista para seguirmos. Quando já tivermos recolhido indícios, provas suficientes, alguém nos dirá para irmos para a nossa “Mind Palace”.

imagem da "Mind Palace"

imagem da “Mind Palace”

 Aqui, as pistas que reunimos estarão a girar em torno da cabeça de Sherlock Holmes. Das várias pistas, teremos que escolher 3 para resolver o caso. Vou vos dar um exemplo: Aconteceu um crime e entre as várias pistas que temos, nome de ruas, objectos, sons, etc, vamos ter que seleccionar as 3 pistas que consideramos importantes para resolver o crime. Sempre que escolhemos as 3 pistas, e não forem as que importam, seremos informados quantas acertamos, mas não saberemos qual ou quais são. Elas voltam a girar até que consigamos descobrir todas, e aí o caso é resolvido e a explicação será dada. Iremos receber dinheiro, que iremos usar para pagar o nosso transporte. Convém que ganhemos muito dinheiro, para podermos viajar rapidamente e resolver o crime em menos tempo.

Este jogo é um puzzle muito interessante para os amantes do género e em partícular de Sherlock Holmes, já que vos vai exigir alguma perícia. Para os fãs de Sherlock Holmes, dos livros do seu criador, Sir Arthur Conan Doyle, e também da serie da BBC, é um verdadeiro desafio!

imagem dos alguns puzzles do jogo

imagem de alguns dos puzzles do jogo

O jogo está muito bem conseguido e podermos interagir com o Sherlock e o Watson a resolver os crimes que nos vão surgindo, parece que estamos mesmo a falar com eles e que somos uma personagem nestas histórias policiais! Sherlock: The Network, está disponível para dispositivos móveis Apple (Iphone e Ipad)!  No Ipad teremos a versão HD do jogo! Vê o video!

Aqui fica o LINK:

About The Author

Bruno Reina
Administrador
Google+

Fã de tecnologia e de jogos em diversas plataformas!

Leave a Reply

Your email address will not be published.