Hoje vamos falar de um smartphone que tem sido bastante falado no mundo da tecnologia móvel: OnePlus ONE! Estamos a falar de um “flagship killer”, palavras ditas por um dos responsáveis da marca. E na minha sincera opinião não será bem assim, mas vamos já ver todos os pontos deste smartphone.

Para os mais distraídos, o OnePlus é uma alternativa da empresa responsável pela marca Oppo. Quero com isto dizer, que as duas marcas são feitas no mesmo local, ou seja, se a OnePlus crescer, a Oppo irá também beneficiar disso de alguma forma.

Um aspecto que chama logo atenção é a inclusão da CyanoGenMod de série, tal como aconteceu com outro modelo da Oppo, mas uma razão que as “cabeças” são as mesmas…lol

OnePlusLogo

Agora temos que referir que o seu preço foi outro “doce” para o mercado dos smartphones, pois é bastante atrativo para as características que nele vêm inseridas.

Especificações Técnicas
  • Processador Qualcomm SnapDragon 801 Quad-Core a 2.5GHz
  • GPU Adreno 330
  • 3GB de RAM
  • Capacidade de armazenamento interno de 16-64GB
  • Display de 5.5″ IPS FullHD e uma resolução de 1920×1080
  • Densidade: 401ppp
  • Sistema Operativo: CyanoGenMod 11S
  • Bateria de 3.100mAh
  • Camera traseira CMOS Sony de 13MP com duplo Flash, AutoFocus e gravação em 4K
  • Conectividade: GSM, UMTS, LTE, Wi-Fi, Bluetooth 4.1, GPS, NFC
  • Porta microUSB OTG
  • Dimensões: 152,9×75,9×8,9mm
Design e Construção

Visualmente podemos dizer que se trata de um equipamento bonito, apesar que tem um aspecto que detesto. Possui muitas “gravações” na sua parte traseira, referência ao sistema operativo e todas aquelas normas… Apesar de ser um equipamento produzido com plástico, mesmo assim o seu tato é muito bom. Na versão que me chegou às mãos, o preto, está coberto com um acabamento de “pedra”, o que dá uma boa sensação na mão.

Um dos aspectos que temos que referir no seu desenho, é o seu rebordo metálico brilhante, o que lhe dá um aspecto de uma lámina de alúminio.

Devido aos materiais escolhidos e a forma como foram colados, não damos conta de possuir na mão, um equipamento que pesa 162g. E possuir menos de 9mm de espessura, dá como já disse, uma excelente sensação de conforto quando o estamos a utilizar.

CoversONE

Display

Este equipamento vem equipado com um display de 5.5″ FullHD que preenche os requesitos de um denominado “flagship killer”. Esta parte do smartphone é produzido por uma empresa chamada Japan Display, que pelos vistos não tem a mesma qualidade da Samsung, porque como já todos sabemos, já há relatos de bastantes queixas relativamente a um gradiente amarelo que surge no display.

Deixando esse problema de lado, temos que referir a fabulosa densidade que consegue produzir, uns 401 pontos por polegada. Durante a utilização notei uma excelente resposta na sensibilidade aos toques que ia fazendo…

Display_1

Som

Para muitos, a qualidade de som de uma equipamento é bastante importante e na minha opinião, apesar de possuir um equalizador incorporado por defeito devido à CyanoGenMod, a qualidade é bastante razoável, e com os auriculares colocados temos uma experiência de som, bastante envolvente. Importante referir que esse equalizador está muito bem conseguido, pois é simples e fácil de ser utilizado, o que rapidamente chegamos ao resultado pretendido para os nosso ouvidos.

SoundONE

Camera

Como já referi nas características técnicas, possui um sensor CMOS da SONY de 13MP, estabilizador de imagem, auto-focus, disparo de obturador muito lento e vários modos de focagem. E para quem gosta de Selfies, vem com uma camera frontal de 5MP com detecção de rostos.

Mais uma vez, encontramos uma aplicação para a camera fotográfica desenhada pela CyanoGenMod, para tentar tirar o máximo proveito do hardware. Podemos modificar a exposição, temperatura da cor, escolher diferentes modos: HDR, disparo lento, fotografia de desporto, negativo, e muitos mais modo, num total de 30 modos.

CameraONE

Autonomia

A sua bateria de 3.100mAh cumpre perfeitamente o seu objectivo. Podemos comparar em termos de prestações com outros modelos topos de gama, como por exemplo o Galaxy S5. Promete umas 5 horas de display sempre ligado. Aqui também encontrei um pequeno defeito, que numa carga completa que realizei, ficou apenas com 92% de carga completa. Conclusão: coloquei novamente à carga e atingiu os 100% dessa vez. O que se terá passado?!?!?!

BateriaONE

Conclusão

Como qualquer smartphone tem os seus problemas, tal como os grandes nomes desta indústria, mas se pretendes pagar “pouco” por um equipamento com excelente hardware, tens aqui uma boa opção. Mas se não gostas de Android PURO, não será a melhor opção. Este equipamento veio demostrar que é possível produzir equipamentos com coração forte a preço baixo.

PUBLICIDADE

 

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

8 Responses

  1. Tozeleal
    Acho um exelente smartphone para quem é muito experiente no android, o cyanogem mod é mundo infinito de possibilidades podemos modificar de qualquer maneira que quisermos.
    Aposto que ai tambem tem a funcionalidade overclock nele certo?
    Responder
  2. Diogo Justo
    Vou ser sincero, mal surgiram as primeiras noticias sobre este smartphone fiquei logo com vontade de o comprar , tinha comprado um Nexus 5 à pouquissimo tempo e já estava com vontade de o trocar !
    Com o passar deste tempo todo, com a história dos convites, perdi o interesse e neste momento, para mim, não era sequer a 5º opção de compra !
    Quero com isto dizer que é excelente equipamento, mas na minha opinião não tiveram uma boa estratégia de marketing … Claro que para quem quer um flagship e não tenha dinheiro para comprar um LG G3, Samsung S5, Iphone 5S, etc … este é o smaprtphone ideal juntamente com o Nexus 5.

    Relativamente ao artigo , está muito bem elaborado, foram abordados os pontos fortes e pontos fracos, e ainda desvendaram algumas curiosidades que nem toda a gente sabe . Parabéns por este artigo.

    Tens aqui um fã 😉

    Responder
  3. Filipe Viola
    Boas, tive a sorte de obter um convite quando já nem sequer o esperava, e só tenho boas coisas a dizer do equipamento e do software.
    De tudo o que já foi acima mencionado, acho que o tamanho deste modelo não é para todos, não é facil de o transportar e tive de recorrer ao ebay para conseguir uma capa e cover para proteger este monstro.
    Quanto á bateria e ao aquecimento ainda não tive nenhum desses problemas, mas já li em outras reviews que gravar a video em 4k e a jogar durante longos periodos aquece bastante o equipamento.
    Em questões de performance não existem muitos equipamentos com toda esta potência, em termos de tamanho, penso que o Lg G3 é mais compacto para o mesma dimensão de ecrã.
    Nota: após o root usei o “setcpu” para fazer um ligeiro underclock para quando o ecrã está desligado.
    Responder
  4. Fábio Costa
    Bom dia.
    Escapou-me algo ou não justificaste o porquê de não achares que está ao nível dos melhores?Pelo que li, os aspectos negativos que enumeraste foram:
    -Não ter carregado até 100%;
    -O LCD poder ter o problema do amarelo;
    -Android puro (o que não é verdade, tendo o bootloader desbloqueado tens uma infinita oferta de android para instalar).

    De qualquer forma para quem não conhece o equipamento neste artigo já fica com uma boa noção do que se trata!

    Responder
    • Jameson
      Concordo plena mente com VC meu amigo….toda grande marca de smartphones tem problemas nas primeiras remessas. Não séria diferente com a opo. Bem, possuo um é não tive nenhum problema mencionados no artigo…..alguns dos primeiros lotes que supostamente tiverão problemas de bugs, lags e speaks já foram corrigidos com uma nova atualização recebida a alguns dias. Ah e fora isso, nunca tem um celular que nos agrade em tudo.
      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.