A principal razão para criar este artigo é devido a uma grande quantidade de emails que recebo por parte dos meus subscritores, a pedirem informações relativamente a qual o melhor cartão microSD para os seus equipamentos Android.

Apesar de termos muitas soluções de “clouds“, tipo Dropbox, Mega, Google Drive, e muitas outras…porém não conseguem muitas das vezes, conseguir bater a velocidade de acesso a um cartão microSD. Infelizmente nem todos os smartphones têm a possibilidade de colocar um cartão microSD para aumentar o espaço de armazenamento, mas mesmo assim podemos colocar uma unidade USB externa para passar grande parte do conteúdo do equipamento, para libertar espaço.

Vamos então ver quais as medidas importantes que temos que tomar quando vamos comprar um novo microSD.

Quando chegamos a uma loja, temos uma grande quantidade de cartões e com as mais diferentes características, que por vezes até te podem deixar bastante confuso, mas vamos lá ver o que é mais importante:

CAPACIDADE

Quantidade total que podemos armazenar de dados e normalmente vem expressa em GigaBytes. É muito importante saber qual a capacidade máxima que o teu smartphone aguenta… Grande parte deles aguentam os 32GB, depois numa menor parte, os 64GB e uma parte ainda bem mais pequena, aguentam os 128GB. A minha recomendação é comprares um de 32GB.

SandiskGB

CLASSE

Aqui é a parte onde define a velocidade minima garantida, expressa em MegaBytes por segundo (MB/s). Vamos ver um exemplo, um cartão classe 2 suporta uma velocidade minima de 2MB/s. Aqui um valor alto é muito importante para gravação de video com altas resoluções. Dentro da classe vais encontrar os números de 2 a 10 e quando são superiores ao 10, tens um U, que indica velocidades maiores que 10.

sandiskU

RESISTÊNCIA

Os fabricantes dos cartões microSD colocam umas tabelas que muitos de vós provavelmente nunca repararam na caixa, onde podem encontrar qual o tipo de resistência que esse cartão aguenta: temperaturas extremas, água e até Raios-X. Isto nos dá uma ideia também a resistência do cartão em termos de durabilidade.

SamsungAGUA

Qual o cartão que compro? Qual a minha escolha?

A minha primeira opção vai para um Samsung EVO:

Sam1

  • Classe 10 UHS com velocidades até 48MB/s
  • Resistência a temperaturas extremas entre -25º até 85º
  • Resistência à água
  • Garantia de 10 anos
  • Preço a partir de 6 euros

E foi assim uma forma de te explicar o que tens que ter em conta, quando fores comprar o teu novo cartão microSD para o teu smartphone Android.

Espero que tenhas gostado deste artigo e partilha com os teus amigos, porque ainda têm algumas dúvidas em relação a este tema, e assim não vão deitar dinheiro fora, a não comprar o cartão mais apropriado…

SUGESTÃO DE VIDEO DO CANAL DESTA SEMANA

PUBLICIDADE

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

Leave a Reply

Your email address will not be published.