Android está presente na maioria dos dispositivos móveis. Exactamente por isso é o sistema operativo com mais tentativas de ataque do mundo. Um dos problemas que mais está presente são os ataques de malware. Um recente estudo da F-Secure salienta que se tornou no sistema número um de receber ameaças.

Mas a verdade qual será realmente no que toca a números? Vamos tentar mostrar esses números e comprovar que afinal só 0,1% desse Malware está na Google Play Store. Mesmo sendo o sistema operativo mais “atacado”, continua a ser um sistema bastante seguro.

O gráfico de evolução desde o ano de 2000 até 2013 mostra claramente, que 97% do Malware pertence ao Android e apenas 3% pertence aos restantes sistemas operativos.

De 2000 a 2013

De 2000 a 2013

Como é que a Google permite tal facto acontecer? Na realidade é que não permite, mas vamos então tentar explicar… Este Malware é desenhado para o Android e é fácil de ser produzido e potencialmente chega a milhões de usuários, um dado preocupante, mas na realidade não temos que estar preocupados. Porquê?

Porque na realidade, Portugal não está nesse objectivo de quem desenvolve esse malware. Os países que mais acusam Malware são a Arábia Saudita e a India com 75% da “fatia”. Vamos ver então a seguinte tabela…

Tabela de Paises

Tabela de Paises

O estudo tal como já foi dito, somente 0,1% desse malware está presente na Google Play Store. Quase por milagre encontrarão esse malware no meio de tantos milhões de aplicações.

Então onde poderão encontrar esse Malware? O problema mesmo aparece nos mercados alternativos, como por exemplo Android159, eoeMarket, Anzhi e Mumayi.

Fica aqui a dica, não instalar aplicações desses mercados externos, a não ser que saibam realmente o que estão a fazer…

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

Leave a Reply

Your email address will not be published.