Em menos de 24 horas os dois gigantes tecnológicos dos nossos tempos, lançaram os seus equipamentos de topo na área dos tablets. A Google foi a primeira a lançar o Nexus 9 produzido pela HTC. A Apple seguiu-se 24 horas depois com a segunda versão do iPad Air.

iPad_Air_2

Um comunicado por parte da Adobe no mês passado mostrou que os utilizadores das suas aplicações, aumentam a um ritmo alucinante nos tablets. Apesar de já termos smartphones com dimensões bastante “grandes”, estão a preferir utilizar o Photoshop num tablet, e os números vieram confirmar isso…

Nexus-9-camera

Vamos então comparar os dois equipamentos nas suas principais características.

Display

A meu ver o display é sem dúvida um dos aspectos mais importantes, porque é o primeiro elemento que nos faz entrar em contacto com o nosso “gadget”. O Nexus 9 saltou do standard display 1080p para 2048×1636 2K ou QHD, com Gorilla Glass 3, com uma densidade de 287ppp. Isto faz com que entre pela primeira vez num mundo onde o iPad já era “morador”, pois o iPad de 2013 já tinha uma densidade de 264ppp.

ipad_air_2

O iPad Air 2 continua com a mesma resolução no seu irmão nascido em 2013 – 2048×1536 com 264ppp e iguala o Nexus 9.

Design

A HTC e a Google escolheram uma moldura bem mais pequena para tentar que o equipamento fosse possível usar só com uma mão (gigante). O Nexus 9 pesa 425 gramas e o iPad Air 2 regista 435 gramas. Apesar de o iPad Air 2 possuir uma moldura mais larga, consegue ser um tablet mais fino, com apenas 6.1mm torna-se o equipamento mais fino do Mundo.

Nexus_9_tablet

O Nexus 9 possui um capa traseira feita em plástico “soft-grip” e com as laterais em alumínio. Os fans do Nexus 7 de certeza que ficarão contentes com o reaparecimento do “soft-grip”. A razão pela qual a HTC não introduziu o alumínio em todo o equipamento, é porque foi pensado para ser usado apenas com mão, e assim sendo não escorrega tanto. Contudo a Apple diz que o seu tablet é possivel ser usado apenas com uma mão devido à sua espessura.

iPadAir2

O iPad Air 2 substitui o seu botão HOME com o tão aguardado sensor TouchID, que acrescenta mais segurança ao equipamento em diversos aspectos.

O Nexus 9 transportou o impressionante “BoomSound” do One M8 fazendo assim, que tenha uma qualidade excelente no audio. Os dois “speakers” frontais produzem um som bem mais alto, que torna a experiência de assistir a um filme ou até mesmo jogar, num fantástico momento mais envolvente.

Nexus-9

Temos também o teclado Folio que é uma excelente base e que consegue transformar-se em diferentes formas facilmente. De referir que este teclado tem NFC e permite desligar o tablet quando abre ou fecha o tablet…

O iPad Air 2 vem acompanhado com a familiar Smart Cover, disponível em diversas cores.

Apple Pay Vs Google Wallet

Um dos pontos fortes do iOS 8 é o Apple Pay, que vai surgir oficialmente na segunda-feira(20 de Outubro). Assim vai permitir que os utilizadores vão poder pagar serviços e software com o TouchID. A informação relativa a cartões de crédito é guardada no Passbook. No iPad Air 2 não encontramos NFC, por isso não é possível o “tap and pay” como no iPhone 6.

A Google tem um serviço similar chamado Google Wallet, que está no “mercado” desde 2011.

ipad_air_2

Performance

O iPad Air 2 vem equipado com o recente processador A8X com a arquitectura 64bits e 2GB de memória RAM, que é o dobro da versão anterior. O que certamente dará um “boost” na performance sem “derreter” muita bateria.

Nexus_9_tablet

O novo processador da Apple é 40% mais rápido que o iPad Air e possui uma performance gráfica 180x mais rápida. O GPU é 2.5x mais rápido que o A7 que está presente no equipamento da geração anterior.

O Nexus 9 possui um processador Quad-Core 64bits, o tão famoso Nvidia Tegra K1 com 2GB de RAM. Este processador irá certamente libertar todo o poder do novo Android Lollipop.

Camera

O Nexus 9 vem equipado com 8MP na camera traseira que consegue produzir vídeos com resoluções de 1080p, e inclui estabilizador de imagem. Na camera frontal temos um sensor de 1.9MP, mas consegue filmar em 720p.

Nexus-9

O iPad Air 2 possui também um sensor de 8MP na camera traseira e realiza também vídeos em 1080p. Agora na camera frontal a Apple selecionou um sensor de 1.2MP que também consegue realizar vídeos em 720p.

Bateria

O Nexus 9 reclama 9.5 horas de utlização com a sua bateria de 6.700mAh, que é o dobro do Nexus 7. Ainda não temos testes, por isso temos que acreditar nestes valores. De referir também que possui o “fast charging”, que permite com apenas uma carga de 15 minutos obter autonomia de 8 horas.

ipad_18

No iPad Air 2 vamos ter uma autonomia de 10 horas graças ao excelente trabalho do seu chip A8X que é bastante eficiente na gestão dos recursos.

Preços

O Nexus 9 vai estar disponível a 399$ para o modelo de 16GB e 499$ para o de 32GB LTE.

Nexus_9_4

O iPad Air 2 vai ter os preços de 499$, 599$ para os de 64GB e 699$ para o de 128GB. As versões com 4G vão ter um acréscimo de 130$.

Websites

Para teres mais informação relativa a cada um dos equipamentos, aqui te deixo os links para cada um deles:

Apple iPad Air 2 Google Nexus 9
Galeria de Imagens

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

Leave a Reply

Your email address will not be published.