Com o passar dos anos, os jogos têm avançado de uma forma tecnológica tão grande que estão cada vez mais realistas, principalmente no que diz respeito aos gráficos. Contudo, assim como muita gente já deve ter imaginado, essa evolução está longe de acabar, sendo que a companhia OTOY está mostrando o que pode ser feito em um futuro próximo.

Brigade

No vídeo que vos vou mostrar, podes verificar os resultados da Brigade 3, tecnologia que ainda está em desenvolvimento pela empresa citada acima. Caso você não saiba o que é isso, aqui vai uma pequena explicação: Brigade é uma tecnologia de Path Tracing, baseada em Ray Tracing, para renderizar ambientes digitais de altíssima qualidade em tempo real — com efeitos muito avançados e precisos de iluminação, tais como reflexos, refrações e sombras naturais.

Brigade Graphics

Este renderizador utiliza um número praticamente ilimitado de texturas, assim como é capaz de trabalhar com actualizações rápidas de cenas, um número quase ilimitado de polígonos, quebras físicas que simulam ângulos de vista reais e diversos outros detalhes que garantem gráficos muito realistas, mas tens mesmo que ver o vídeo para teres uma ideia do que vai ser daqui por uns anos!

Por conta disso tudo, Brigade 3 deve ser algo muito útil para os jogos de vídeo do futuro, principalmente os que forem “virados” para realidade virtual — algo que já é bastante comentado com a Oculus VR e outras companhias do ramo.

The Future

Durante o vídeo, um efeito pontilhado, como uma espécie de ruído, pode ser visto sempre que as cenas entram em movimento. Isto acontece porque toda a cena é baseada no comportamento dos raios de luz e, para aumentar o desempenho a ponto de processar tudo em tempo real, é necessário sacrificar a quantidade destes raios. Mas lembrem-se que isto é tudo em tempo real…”Amazing!”

Este é um problema que pode ser amenizado com diversas técnicas de software, mas também com a evolução rápida do poder de processamento das placas de vídeo. A demonstração do Brigade 3 foi realizada utilizando duas placas de vídeo NVIDIA GeForce Titan. Uma nova Titan Z, anunciada recentemente pela NVIDIA durante a sua conferência na GTC 2014, que já seria capaz de produzir resultados muito melhores, principalmente se fosse mantida a configuração dupla de placas.

NVIDIA Graphics

E agora chegou a hora de verem o vídeo onde têm a possibilidade de ver isto tudo em movimento:

 

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

Leave a Reply

Your email address will not be published.