Há dias em que as empresas mais poderosas do Mundo em termos tecnológicos, nos mostram o que andam a fazer e que mudanças teremos nos nossos equipamentos ou sistemas mais usados! Pois bem,  foi a vez da Google apresentar a sua Keynote!

Eles falaram de tanta coisa, mas resolvi fazer um resumo do mais importante!

Antes de mais, o que ficou claro é que esta empresa quer mesmo “comer” o Mundo! Eles querem que nós tenhamos o seu sistema operativo móvel em todas as acções do nosso dia a dia! A Google quer que estejamos sempre ligados a eles seja no carro, na televisão, no portátil, no nosso local de trabalho e também o nosso corpo! Parece estranho? Vamos analisar tudo isto! Ah, e é claro que não podemos esquecer que também nos falaram do novo Android L ou 5.0, com suporte para 64 bit!

Como vimos nesta keynote,  andou tudo a volta do Android e como ele vai andar sempre connosco para todo lado!

Android L

Google Keynote

A mudança na sua linguagem de design! Este novo Android traz-nos um sistema diferente, mais ambicioso, com ícones redesenhados, com cores combinadas, transições com animações, com sombras e iluminação que se aproxima do vemos no iOS 7. Um aspecto a destacar, é o novo sistema de Notificações neste Android L que, permitem que possamos ler, abrir e até mesmo ignorarmos os avisos directamente no ecrã de bloqueio sem termos necessidade de desbloquear o equipamento.

Temos também o Projecto Volta, no qual vamos poder identificar rapidamente quais são as aplicações que nos consumem a bateria e com um Battery Saver vamos poder fechar automaticamente esses aplicativos, desligar o Wi-Fi ou até mesmo mexer no brilho do ecrã para termos até mais 90 minutos de bateria extra! Muito bom!

Um aspecto interessante é a o Android L com Multitarefas

As aplicações no novo Android L vão poder guardar os URLS, os documentos que acedemos a última vez, as imagens e teremos um nova forma de visualização das acções recentes que fizermos. Existe também uma melhoria na pesquisa do Google, com sugestões de preenchimento automático dentro das apps.

Vamos ter um Android L com um aspecto melhor e com o suporte para os 64 bit, o que vai melhorar a nossa experiência de utilização!

Android Wear

Google Keynote

O Android Wear, está disponível com o SDK oficial para ser usado pelos desenvolvedores que poderão agora criar aplicações para dispositivos portáteis! O grande objectivo é conseguir o mesmo sucesso que o Android tem nos smartphones agora nestes dispositivos wear.

Vão poder ter acesso a recursos como o Google Now ou o Ok Google,  às  notificações, a informação de fitness com dados diários da nossa prestação, vão também poder reproduzir música e a capacidade de termos um relógio personalizado e sincronizado com outros dispositivos com Android

Temos alguns exemplos de Wearables, com o caso do relógio da Lg, o Gear da Samsung ou o novo Moto 360 da Motorola com sistema Android, que estará no mercado no final do Verão!

 Android Auto

Google Keynote

Construído para nos acompanhar na condução, tal como o sistema Carplay da Apple, este Auto Android pretende estender a plataforma da google para dentro do nosso carro de forma a nos auxiliar  durante a viagem de carro. Está focado na navegação, na comunicação e também na música.

Para além do serviço Google Now e o  sistema de Gps com tráfego ao vivo a partir do Google Maps chamado Turn by Turn, também vamos ter acesso ao serviço da Google Music bem com a aplicativos de terceiros como são o caso do Spotify e o Songza!

Vamos poder ter para além do suporte para controle físico do carro, outras funcionalidades como, o ditado com a nossa voz, lembretes, eventos, alertas de chamada, mensagens de telefone e muito mais.

O  Android Auto já tem acordos com 25 principais fabricantes de automóveis que se preparam para trazer para o mercado ainda este ano como são os casos de empresas como Acura, Alfa Romeo, Bentley, Chrysler, Chevrolet, Honda, Dodge, Hyundai, e também com outras empresas de sistemas de Car Audio com são a Alpine, a Clarion e a JVCKenwood.

Android Tv

Google Keynote

A Google apresentou-nos a sua força na televisão com o Android, onde eles basicamente querem que percamos menos tempo na navegação e mais a visualizar, usando para isso a nossa voz para procurar conteúdos ( poder dizer para nos dar uma listagem dos filmes que venceram Oscar em 2005) e também nos dar recomendações personalizadas na nossa tv. Outra novidade é a capacidade de correr jogos de Android que sejam compatíveis com gamepads!

A Android Tv também tem suporte para tecnologia Google Cast, para que possamos facilmente enviar filmes e programas que tenhamos no smartphone ou tablet para o nosso televisor, um pouco a imagem do que acontece com a Apple Tv e o AirPlay. Para além de podermos ter os filmes da Google Play e os programas de tv, ainda suporta conteúdo da internet  de fontes como o Youtube e também o famoso Netflix!

 Ecossistema Google

Para termos uma ideia dos números que a Google tem actualmente, eles mostraram nos alguns dados:

  • 1 Bilião de usuários de Android activos com base num período de utilização de 30 dias.
  • Os utilizadores de android verificam o seu telefone 100 biliões de vezes por dia.
  • São enviadas 20 biliões de mensagens de texto por dia com dispositivos Android.
  • São tiradas cerca de 93 milhões de selfies por dia com smartphones ou tablets Android.
  • São realizadas cerca de 1,5 trilião de acções com os dispositivos Android por dia.
  • O Android tem cerca de 62% do mercado global dos tablets.
  • Os aplicativos Android instalados  em tablets tem um crescimento de até  236 % de ano para ano!

Como podemos ver, são muitas as mudanças que a Google nos quer trazer!

No que toca ao Android L, vemos que eles querem que tenhamos uma melhor experiência, com melhor qualidade de design de apps e menus, aproximando o Android a mais gente e tendo um aspecto mais cuidado!

 Nos Android Wear, pretendem que os nosso dispositivos como os smartwatches tenham aplicativos para todas as nossas necessidades e interajam com o universo Android que já conhecemos nos outros equipamentos.

O  Android Auto, é mais um passo nessa conexão de termos a nossa condução, com todos os meios de comunicação e música, com sistema activo por voz com todo o Universo Google presente!

A Android Tv, é a Google a entrar pela nossa casa, instalando-se na nossa sala de estar colocando ao nosso dispor os aplicativos Android na nossa tv!

Como vemos, a Google está atenta a tudo e principalmente está cada dia mais próxima de nós ao querer acompanhar   todas as nossas actividades diárias! Será  que alguém ainda tem dúvidas que eles querem (já o fazem em muitas coisas) mesmo dominar o Mundo?

 

 

 

 

 

 

About The Author

Bruno Reina
Administrador
Google+

Fã de tecnologia e de jogos em diversas plataformas!

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.