Como é habitual na marca coreana, após o lançamento do seu flagship Galaxy S5, contamos com o aparecimento de uma versão mais pequena e com o nome de Galaxy S5 mini. É um modelo que tem como objectivo “substituir” o Galaxy S4 mini. Mas será que vale a pena a troca?

Performance: Galaxy S5 mini

Como seria de esperar o hardware é bem inferior ao do seu irmão mais velho, o Galaxy S5. Contudo é mais poderoso que o Galaxy S4 mini, que possui um processador Dual-Core da Qualcomm contra um Quad-Core do S5 mini. As grandes diferenças são o leitor de impressões digitais, o sensor de batimentos cardíacos e ainda a resistência à água e ao pó.

S5mini water

Falta referir que relativamente ao armanezamento interno, o S5 mini leva grande vantagem, pois conta com 16GB enquanto o S4 mini apenas 8GB. Importante salientar que ambos contêm entrada para cartões microSD até 64GB.

Display: Galaxy S5 mini

Aqui a vantagem continua a ser do Galaxy S5 mini, mas isso seria de esperar, pois o avanço da tecnologia representa isso mesmo. O S5 mini conta com um display de 4,5″, 720p e com uma densidade de 326 pontos por polegada, enquanto o S4 mini ainda não era equipado com alta definição.

S5 mini

Bateria: Empatados

O primeiro empate surge na autonomia, que apesar de o S5 mini possuir uma bateria ligeiramente com maior capacidade, e devido a maior poder de processamento e ao seu display com mais consumo energético, a autonomia tende a ser igual à do S4 mini.

S5 mini bateria

Dimensões: Galaxy S4 mini

O S5 mini foi daqueles modelos que em relação ao seu irmão mais novo, veio com números maiores e até no peso. O S5 mini possui um peso de 120g, enquanto o S4 mini pesa apenas 107g.

samsungs-galaxy-s5-hits-india-ma

Design: Empatados

Se colocarmos os dois equipamentos lado-a-lado, quase não notamos diferença alguma, apenas a suas dimensões, apesar que na sua parte traseira, vemos o sensor de batimentos cardíacos no Galaxy S5 mini. Mas no resto é muito semelhante.

S5mini design

 

Fotografia: Empatados

O empate é fácil de explicar, porque nos dois equipamentos encontramos as mesmas cameras fotográficas. Basta dizer que na camera traseira possui um sensor de 8MP com Flash e capacidade de registar vídeos em 1080p. A diferença em termos físicos está somente na camera frontal que no S5 mini está equipado com uma de 2.1MP contra 1.9MP do Galaxy S4 mini, mas que no fundo para o consumidor verá pouca diferença nas “selfies”…

S5minitraseira

Conclusão

Claro que houve uma melhoria do S4 mini para o S5 mini principalmente no que toca ao hardware, porque em software, apesar do S4 mini ter saído com Android 4.2, já foi actualizado para o Android 4.4 KitKat, que é exactamente o mesmo que está presente no S5 mini. O que quero dizer com isto, é que na minha opinião não vale a pena a troca pelos preços “normais”…lol
Será apenas positivo, se arranjarmos um modelo em segunda mão com um preço bem em conta. Aí sim, vale a pena a mudança!

PUBLICIDADE

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

Leave a Reply

Your email address will not be published.