Nos topos de gama dificilmente isso acontece, mas vou explicar-te porque um smartphone pode ter um desempenho bem diferente, quando está ligado à corrente.

A principal razão é devido ao teu display, mais propriamente devido à tecnologia dos display’s capacitivos. A maioria dos equipamentos Android que estão no mercado, possuem essa tecnologia, que antigamente era uma “capaciade” resistiva.

Tal como o nome indica, o display resistivo baseava-se na resistência elétrica para detectar o movimento do dedo no display, e tinha uma grande vantagem: a água não afectiva a sua eficácia. Mas por outro lado possui a grande desvantagem de teres necessidade de pressionar bem mais para reconhecer os teus movimentos com o dedo. Sem falar também que possuem umas dimensões bem mais largas, que na tecnologia não era um ponto positivo.

Os displays capacitivos utilizam uma tecnologia bem mais recente e funcionam medindo o campo electro-estático que está presente em todos os displays do momento. Desta forma o display regista o movimento nesse mesmo campo electro-estático e manda a informação ao equipamento, para realizar a função que tu pediste com o teu dedo…

carregamento1

Agora que te expliquei um pouco o funcionamento dos displays do momento, ou seja, os capacitivos utilizam um “campo magnético” no seu display para detectar o movimento do teu dedo e é essa a principal razão de haver falhas quando estamos a carregar o equipamento. Podemos mesmo dizer que altera por vezes a frequência do display e por isso gera movimentos que são “estranhos”.

Por isso não fiques muito preocupado quando estiveres a carregar o teu equipamento, e eles não responder de uma forma certeira aos teus comandos…hehehehehe

PUBLICIDADE

 

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

2 Responses

  1. Ricardo Correia
    Isso acontece-me apenas com alguns carregadores. Será que esses carregadores de que falo, estão a falhar em alguma norma de segurança, alterando assim o comportamento do ecrã?
    Responder
    • Nuno Agonia
      Nuno Agonia
      Não te preocupes que não tem relação com o carregador mas sim com a qualidade do display…
      Obrigado pelo teu comentário!
      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.