Os testes de “benchmark” têm sido bastante falados e recentemente surgiu a notícia que a Samsung teria uma forma de enganar os testes realizados pelos utilizadores com “benchmarks” nos equipamentos móveis.

Benchmarks

Não foi somente a Samsung que realizou essa “rasteira” para potenciar os resultados obtidos em aplicações como o AnTuTu. O que acontece neste momento é que não esperava-mos esse tipo de atitude pela CyanogenMod. Empresa essa que começou pela realização de ROM’s para Android e neste momento está associada a empresas como a Oppo e OnePlus, para colocar o seu software dentro dos equipamentos.

Samsung Benchmarks

Mas como fazem eles a aldrabice? O processo é mais ou menos assim: colocam uma rotina que detecta quando está a usar um Benchmark, e automáticamente coloca o smartphone em “modo” de alto rendimento. Esta actividade não é ilegal, porém engana os utilizadores em relação às potencialidades do equipamento que têm em mãos. Razão essa, que por vezes notamos quando alternamos de equipamento dizemos que afinal, este é mais lento que o anterior, apesar de o “Benchmark” dizer o contrário.

Benchmarks Values

CyanogenMod introduz perfil de alto rendimento

A última actualização do software da CyanogenMod podemos ver a introdução de um perfil de alto rendimento, para que quando aplicativos como AnTuTu e Quadrant obtenham valores mais inflacionados nos seus testes.

O director geral da CyanogenMod já veio explicar a razão deste perfil, que para mim, é um embuste! Ele refere que é um modo preparado para um futuro de testes de Benchmarks que estão a caminho… Digam lá se não concordam comigo, que o Steve Kondik quer fazer de todos nós umas pessoas sem qualquer tipo de inteligência.

CyanogenMod Theme

A 3D Mark, que é outra solução para Benchmarks, já disse que na sua última versão não é possível entrarem modos diferentes a “correr” enquanto o teste está a ser realizado pelo software.

Conclusão

No final de contas, só me leva a dizer que todas estas empresas que tentam enganar as aplicações de Benchmark, estão a tirar toda a credibilidade a este tipo de testes. Na minha opinião começa mesmo a ser cada vez mais difícil acreditar nos valores obtidos nestes novos smartphones.

Referencio apenas os novos modelos, pois está uma guerra sem regras, e isto de enganar as aplicações de testes, só mostra que vale tudo hoje em dia no Mundo dos equipamentos móveis.

Deixa aqui a tua opinião

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

4 Responses

  1. Ricardo Filipe
    Infelizmente no mundo em que vivemos é tudo assim, pior ainda é quando “cai a máscara” ainda arranjam desculpas e tentam fazer dos consumidores/clientes burros. Enfim

    Obrigado Nuno pelo noticia.

    Responder
  2. wilson
    talvez seja uma aldabice, mas infelizmente anda meio mundo a enganar o outro meio… mas para que isso dos Benchmark? para dizer que tens um telemovel mais rapido que o meu? lo0l, se acham os vossos aparelhos lentos, comprem outros mais recentes… mas curto muito o teu trabalho nuno.. continua
    e já agora, gostava que fizesses um filme ou mandasses um mail, a falar sobre editores de imagens e “papel para desenhar”.
    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.