Quem anda no mundo da informática diretamente ou indiretamente, já passou pelo problema de tentar recuperar ficheiros que foram eliminados por engano. Sabias que quando apagas um ficheiro da tua unidade de armanezamento, apenas os sectores ocupados pelo ficheiro é que ficam livres? Quero com isto dizer que o ficheiro permanece lá, mas o espaço que ele ocupava permanece exatamente igual. Por isso é que é possível recuperares os teus ficheiros eliminados.

Vamos então ver algumas soluções para conseguir ultrapassar esse problema.

Uma das soluções que vos vai ajudar e de uma forma rápida e simples, é o software Puran File Recovery. Os primeiros passos na interface do software é bastante simples, pois a rotina inicial é escolher qual a unidade que queremos verificar. Importante referir que é compatível com o sistema de ficheiros: NTFS e FAT.

Puran-Utilities

Depois de a pesquisa for realizada, vamos ter acesso a uma listagem de ficheiros que podem ser recuperados, onde depois só temos que os escolher e na lateral, indicar que queremos fazer o restauro do arquivo na vossa unidade.


Outro software que pode ser utilizado para a recuperação de ficheiros é o PCI File Recovery. Mais uma solução gratuita que te vai ajudar a recuperar ficheiros e até mesmo pastas que foram eliminados. O processo de recuperação também muito fácil:

  1. Instalar o programa
  2. Abrir o programa e escolher o idioma desejado
  3. Depois selecionar “Recuperar Ficheiros Eliminados”
  4. Escolher a “drive” que pretendes efectuar a recuperação
  5. Escolher a pasta ou ficheiros que queres recuperar

Tenho é que avisar-te que necessitas ter perfil de administrador no computador onde estiver a efetuar este processo, para correr sem qualquer problema.

pc1ifilerecovery


 

Agora vamos falar do Pandora Recovery! Assim que deres conta que apagaste os ficheiros ou até mesmo o ficheiro, pára imediatamente de trabalhar com essa mesma unidade. Neste momento instala o programa e depois vais selecionar a aba “Surface Scan”.

suface Scan

Vamos agora selecionar a unidade onde foram eliminados os ficheiros, para o software efetuar uma procura pelo ficheiros que foram apagados.

Scan_Files

Quando a procura terminar vai ser listado tudo o que ele conseguiu encontrar no registo de sectores eliminados. O Pandora tem uma funcionalidade muito interessante, pois permite selecionar tudo o que foi encontrado.

Depois é só carregar no botão “Recover To”:

Recover_To

E neste momento com estas três soluções de softwares gratuitos imagino ter sido uma boa ajuda, para conseguires recuperar grande parte dos ficheiros que foram eliminados por “acidente”…

Clica nos botões para fazeres o Download das aplicações
Pandora Recovery PC Inspector PURAN File Recovery
PUBLICIDADE

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

Leave a Reply

Your email address will not be published.