Neste artigo vou explicar-te como mover aplicações e ficheiros do teu smartphone Android para o cartão microSD. Em grande parte dos equipamentos móveis que temos à nossa disposição são de 16GB, que por vezes torna-se bastante pouco para armazenar tudo o que pretendemos.

Move to SD

Colocares algum do conteúdo do teu smartphone num cartão externo tem as suas vantagens e além da questão do espaço, também pode ser bastante prático se trocares de equipamento, pois assim é só colocares o teu cartão e continuas com todos os ficheiros que tinhas no antigo, por exemplo fotografias e vídeos.

Mover aplicações do teu smartphone para o cartão SD muitas das vezes, é uma tarefa muito complicada e pode até mesmo ser impossível. Devido ao grande número de marcas com o sistema operativo Android, temos uma grande variedade de equipamentos com sistemas que possuem diferentes versões do Android.

Files Android

Como mover aplicações do Android para o cartão SD

Antes de qualquer coisa é importante referir que algumas das aplicações são impossíveis de as mover para o cartão externo. Isto acontece devido à forma como fazem o “mount” do cartão, ou seja, muitos dos fabricantes de hardware não te permitem executar muitas das apps no cartão micro SD – por exemplo em grande parte dos Samsung’s Galaxy. Uma das principais razões de eles colocarem este entrave, é devido à performance.

Este caso não acontece em todos os Android, e se tiveres a sorte do teu equipamento te deixar mover as aplicações que pretendes, só tens que ir ao gestor de aplicações e nas opções tens lá: mover para o cartão SD.

Android Explorer

Como mover ficheiros do Android para o cartão SD

Se não tiveres oportunidade de mover as aplicações, a solução para libertares espaço do teu equipamento móvel, vais necessitar de mover os ficheiros multimédia para o cartão externo. Estou a falar de fotografias, vídeos, documentos que numa primeira fase são guardados na memória interna do teu smartphone.

Para esta operação se tornar bastante fácil tens várias aplicações na Play Store que vão ajudar muito neste processo. É claro que podes fazer com o explorador de ficheiros que vem no teu Android, contudo recomendo-te o ASTRO File Manager, que é gratuito na loja virtual da Google.

Outra forma de transferires todos esse conteúdo multimédia, é usares um cabo USB para ligares ao teu computador pessoal e assim que esteja reconhecido o teu equipamento móvel, podes utilizar o explorador do Windows para efectuar o “Cortar” e “Colar” que já deves bem conhecer como funciona.  😉

Astro Manager

Não há impossíveis no Android

Esta parte é somente para te dizer que mesmo as aplicações são possíveis de mover para o cartão de memória, mas para isso é necessário criar uma partição no cartão, e claro necessitas de ter acesso ROOT no teu smartphone, para poderes ter total liberdade na movimentação de qualquer ficheiro que tenhas no teu equipamento. Infelizmente esse processo vou ter necessidade de realizar outro artigo a explicar como criar uma partição no cartão externo.

De uma forma mais superficial tentei falar-te um pouco das formas possíveis para conseguires mover ficheiros do teu Android para um suporte externo de memória.

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

Leave a Reply

Your email address will not be published.