Se tens um dispositivo Android, e queres um media center muito completo para poderes ver os teus filmes, series, músicas e ainda poderes aceder a inúmeros canais de televisão, então tens que instalar o XBMC (ou actualmente designado de KODI)

Primeiro, vamos ter que dizer o que é o XBMC

Trata-se de um software multi-plataformas, existe para Windows, Mac, Linus e iOS ( se bem que este só com o Jailbreak do dispositivo), para Apple Tv, Raspberry Pi e claro para Android! Vamos nos centrar no Android muito embora o processo de instalação seja muito semelhante nos outros dispositivos.

O que é que vamos ganhar como o XBMC?

Diria que muito ou bastante, ou seja vamos poder ter os nosso filmes  nos formatos todos com os codecs, as músicas , fazer streaming, enfim vamos explorar ao máximo o potencial deste fantástico media center com quase todos os nossos ficheiros pessoais de entertenimento!

Como é que se instala o XBMC?

1- Antes de tudo, teremos que preparar o nosso dispositivo para instalar o aplicativo do XBMC, já que ele não está disponível na Google Play Store. Para isso, teremos que ir ao menu de configurações do nosso dispositivo Android e procurar a opção Segurança.

XBMC

Aqui vamos ter seleccionar a opção ” Origens Desconhecidas”. Só assim vamos poder instalar de forma directa o XBMC.

XBMC

2- Agora que já temos o nosso dispositivo preparado, vamos ao site do XBMC e fazemos a transferência aqui http://xbmc.org/download/. Teremos que escolher a versão ARM ou x86, dependendo do nosso dispositivo. Normalmente vamos tirar a versão ARM, a não ser que o CPU do nosso dispositivo seja Intel ou AMD. Devemos seleccionar , aceitar o download e esperar que termine .

XBMC

3. Já devemos ter o ficheiro no nosso aparelho e vamos abri-lo para o instalar. Devemos encontrar o ficheiro APK e podemos fazer isso com um aplicativo de explorador de ficheiros como o ES Explorador de Arquivos  que temos na Google PlayStore https://play.google.com/store/apps/details?id=com.estrongs.android.pop

4. Encontrado o ficheiro APK, devemos instalar o aplicativo e esperar que a instalação termine. Já temos o XBMC instalado.

XBMC

Agora vamos executar o XBMC, mas não te preocupes se ele demorar a iniciar porque da primeira vez ele tem diversas tarefas de instalação que necessita concluir. Da próxima vez, já irá ser mais rápido.

XBMC

Nota: Depois de instalado, podes querer eliminar o APK do XBMC que está na tua zona de downloads para desocupar espaço do disco.

Também poderás actualizar o XBMC através do menu de actualização, mas aconselhamos-te a fazer um backup da pasta userdata para o caso de algo correr mal.

Por último se por algum motivo pretenderes desinstalar o aplicativo, basta ir ao menu de configurações do teu dispositivo, entrar na opção Aplicações e seleccionar o XBMC.

XBMC

Aqui vais poder apagar como fazes normalmente com os outros aplicativos no teu Android.

XBMC

No Próximo Guia vamos te explicar como podes instalar os addons no XBMC!

About The Author

Bruno Reina
Administrador
Google+

Fã de tecnologia e de jogos em diversas plataformas!

4 Responses

  1. espalha
    Muito bom mesmo, andava a que tempo para instalar isto, mas como newbie há sempre algum receio. Fico a aguardar também pela instalação dos vários plugins.
    Obrigado e mais uma vez Muito Obrigado, já que já apreendi aqui algumas coisas jeitosas e que me dão algum uso 🙂

    May The Force continue to be with all of you guys

    Responder
  2. Carlos
    Olá Bom dia, Instalei o xbmc no meu telemovel mas quando cheguei à parte de abrir o ficheiro zip, a pasta estava vazia. Procurei em vários sitios mas nada. Fiz algo mal? Quando liguei o telemovel ao pc através do cabo usb no armazenamento interno fui ver a pasta download e o ficheiro estava lá, mas no telemovel não aparece. Estranho não? Não instalei o aplicativo de explorador de ficheiros que voês referem, fiz o download diretamente do site da xbmc para o telemovel. Será que foi por isso? Agradeço a vossa ajuda. Obrigado
    Responder
    • Bruno Reina
      Bruno Reina
      Olá Carlos, bem vindo ao site!
      Sim penso que o problema pode estar no facto de não teres o explorador de ficheiros no teu dispositivo porque muitas vezes só através dele é que determinados ficheiros são reconhecidos pelo equipamento.Se instalares um explorador de ficheiros( e tens muitos e gratuitos na GooglePlay)o problema deve ser resolvido! Abraço
      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.