Por vezes acontece alguém te enviar ficheiros APK para instalares determinada aplicação, e como ninguém nasce ensinado vou tentar explicar-te como o podes fazer. E também grande parte deles vêm também com uma pasta com o nome Data, mas vamos passar a explicar…

Cada sistema contém a sua “marca” de ficheiros e ajudam a perceber onde devem ser instalados, e geralmente descobrir a que sistema pertencem. É uma tarefa complicada enumerar a quantidade disponivel de ficheiros disponiveis, mas aqui ficam apenas alguns exemplos:

  • Java: ficheiros com extensão JAR
  • Symbian: ficheiros com extensão SIS, SISX
  • Windows: ficheiros com extensão EXE

Files

A extensão que nos ajuda a identificar que se trata de um ficheiro de Android, é a APK. Mas para perceberes um pouco melhor vou continuar a utilizar como exemplo o sistema operativo mais conhecido do Mundo, o Windows da Microsoft. Neste sistema o ficheiro EXE é o executável que depois faz “correr” todos os outros ficheiros necessários para a aplicação ou jogo funcionarem na perfeição. Digamos que o EXE é o responsável por dizer ao Windows quais os ficheiros e quando devem ser executados para seguir todas as funcionalidades que o programador idealizou.

Files Android

No Android o processo não é muito diferente… A extensão executável da aplicação ou do jogo é o APK, que é o EXE do Windows. E relativamente aos restantes ficheiros no Android também é bastante parecido, porque no PC tens C:Programas e no teu smartphone ou tablet é Android/Data.

Agora vamos a 3 exemplos do que podes receber:

APK Full

Quando tens apenas um ficheiro, só o tens que colocar no teu smartphone com um cabo USB ou até mesmo enviares por e-mail e depois com o gerenciador de ficheiros do teu Android é só executar.

APK + Data

Algumas das aplicações vêm em duas partes, uma parte é o ficheiro APK e depois uma pasta com a restante informação da aplicação. Nesta situação executas o APK pelo gerenciador de arquivos e depois copias a pasta para o smartphone na localização Android/Data.

APK + Obb

Aqui só muda o nome da segunda parte, ou seja, instalas o APK e depois copias a pasta para Android/Obb.

Estas são as formas mais conhecidas dos ficheiros que podes receber para instalar no teu smartphone Android, mas se tiveres recebido outro tipo, podes enviar-me um email que terei todo o gosto em ajudar-te no processo.  😉

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

Leave a Reply

Your email address will not be published.