Devido ao grande crescimento dos smartphones com sistema operativo Android, cada vez mais os utilizadores procuram uma personalização adicional para alcançar um maior poder sobre os seus smartphones. Para conseguir o nível máximo de personalização do teu equipamento necessitas de ter o tão famoso acesso “root” do teu smartphone ou tablet.

Root

E quais são as vantagens que podes ter com o acesso “root”? E o que é o acesso “root”?

Para conseguires realizar e tirar o máximo de aproveitamento do teu “gadget” precisas de ter privilégios de administrador para dominares por completo todas as operações do teu Android. Ao seres administrador vais ter algumas vantagens que antes não tinhas e essas vantagens são:

  • Depois de realizares o “root” no teu Android vais poder personalizar todos os aspectos no display do teu smartphone/tablet, desde as cores das aplicações, nomes das mesmas e até mesmo introduzires vários temas nos menús apresentados.
  • Uma vez “rooteado” vais poder carregar ROM’s que facilitam a utilização do equipamento e até mesmo manter o sistema operativo o mais actualizado possível, o que com certeza vai aumentar um maior tempo de vida do smartphone.
  • Umas das grandes razões dos utilizadores procurarem este processo é a capacidade de instalar e até mesmo mover as aplicações para um cartão externo, poupando assim o espaço disponível na memória interna.

Infelizmente este procedimento não é igual para todos, por isso é que alguns têm mais facilidade a fazer o “root” devido a possuírem smartphones mais conhecidos, o que proporciona um maior número de informação sobre este tema para o seu equipamento. Agora vou mostrar-vos 2 métodos de chegarem com sucesso ao “root”.

Método 1:

O primeiro método requer que faças uma pequena pesquisa para assegurar que consegues a ROM perfeita para o teu equipamento. Uma vez que tenhas efectuado o download e a descompressão do ficheiro, que grande parte das vezes está comprimido, vais proceder à sua instalação. Aqui é onde as coisas podem tornar-se mais complicadas, pois um erro pode tornar isto tudo numa grande dor de cabeça, pois podes tornar o smartphone instável e até mesmo, sem conseguir ligar…

Se ficares preso nesta instalação, não poderás “reclamar” com a marca pois não tens assistência técnica em alterações de ROM’s. Devido a este risco, é importante saberes este problema, antes de te decidires por realizar o “root”.

how to root

Método 2:

Nesta segunda opção, que é a que mais te recomendo, é procurares por software que façam todo o trabalho “pesado” em troca de seres tu a realizar todo o processo. Neste momento tens algumas alternativas para o que eles chamam “1-click installation”. Um dos exemplos que te deixo é o Kingo Root, que basta ligares o teu smartphone ao teu computador pessoal e correr a aplicação da KINGO e seguires todos os paços do software.

UnRoot

Antes de acabar este artigo só quero voltar a referir que este processo, para grande parte das marcas, é um motivo para perderes a garantia do teu smartphone ou tablet Android. Por isso, pensa bem se tens necessidade de realizares o processo de administrador do teu equipamento.

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

3 Responses

  1. Italo Biondo
    Gostaria de saber se já tem root para Samsung Galaxy Gran Neo Gt-i9063??
    Obrigado
    Responder
  2. Julio Almeida
    Olá Nuno,
    começo por dar os parabéns por este projecto e o muito obrigado por partilhar os seus conhecimentos com todos nós.
    Quanto ao root devo dizer que tem sido uma Agonia, lolol isto porque tenho um Vodafone smart 4 e não encontrava maneira de realizar o root já mesmo depois de ter seguido as suas sugestões.
    Então resolvi fazer uma busca e encontrei uma aplicação com o nome de towelroot que por sinal é da autoria do famoso GEOHOT é o rapaz responsável pelo desbloqueio do Iphone e PS3.
    Espero que possa colocar aqui nesta pagina esta dica pois vai fazer a vida fácil a muitos Agoniados.
    lolol
    Nuno um grande abraço, espero que este projecto vá mais alem e continue a fazer as nossas delicias.
    Por ultimo mas não menos importante um abraço a todos os seguidores deste canal.
    Até breve.
    Responder
    • Paulo Guedes
      Boas Julio, diz-me uma coisa essa aplicação dá para fazer o UNROOT caso nos arrependamos?
      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.