Jailbreak, em inglês significa sair da prisão, ficar livre! E é o termo usado por quem tem um dispositivo iOS e abre, por assim dizer a porta de permissões do seu tablet ou smartphone!

É através do Jailbreak que poderemos instalar os Tweaks (as personalizações) que pretendermos! Se quisermos mudar a forma como os aplicativos abrem, ter pastas dentro de outras pastas, acrescentar um teclado extra….enfim, as possibilidades são imensas! Estes Tweaks podem ser pesquisados pela net, mas mais tarde também tenciono deixar-vos aqui alguns dos que conheço e recomendo!

Agora que já sabemos o que é o Jailbreak, aqui ficam alguns esclarecimentos aqueles que podem ter dúvidas da sua utilização.

 Se fizer Jailbreak perco a garantia do meu equipamento?

O Jailbreak não é ilegal, mas há quem defenda que sim. No entanto, a maioria defende que uma restauração do equipamento pelo iTunes, remove todo e qualquer vestígio de Jailbreak, sendo mesmo impossível para a Apple de saber se foi feito algo. Será mesmo assim? Não creio, mas quero deixar aqui um conselho que se por algum motivo forem enviar o vosso equipamento para arranjar um vidro partido, ou algo que esteja com defeito, se for possível, devem fazê-lo com o restauro de fábrica, como o compraram para evitar chatices!

Será que o Jailbreak pode inutilizar o meu aparelho?

Isso é raro acontecer, já que as alterações que ele faz é ao software e normalmente em quase todos os casos, o restauro pelo iTunes resolve as falhas que possam existir. Actualmente os métodos de jailbreak são mais seguros e nada tem a ver com os primeiros que aconteceram em 2010 que esses sim, tinham muitas falhas.

Posso tirar o Jailbreak se não quiser mais?

Claro que sim! Mais uma vez, através de um restauro pelo iTunes, o vosso dispositivo fica como quando o compraram. Convém é ter atenção de fazer antes, uma cópia de segurança, uma vez que ao restaurarem ele apaga tudo.

Há quem diga que o Jailbreak  provoca lags no iOS, é verdade?

Não, é verdade. O que acontece é que os Tweaks (as personalizações) que fazemos através do Jailbreak podem mexer com o processamento e memória do aparelho, por isso convém não abusar nas aplicações e personalizações feitas.

Tenho o Jailbreak feito, posso actualizar o meu iOS?

Não, isso não é possível, ou melhor é mas faz como que o aparelho perca o Jailbreak por isso, tenham em atenção a não deixarem a opção actualização automática.

Espero que com estas questões, tenha esclarecido um pouco mais o que é o Jailbreak e quais as suas vantagens e desvantagens.

Para terminar, digo-vos que a opção é vossa e nós apenas estamos aqui a informar como se faz, mas não temos qualquer tipo de responsabilidade no que façam aos vossos dispositivos.

Este Jailbreak foi criado pelos chineses da Pangu e está disponível para todos os que tenham o iOS 8 (neste caso o 8.1). A nova actualização 8.1.1 não permite o Jailbreak! 

Os dispositivos que podem fazer Jailbreak são:

  • iPod Touch
  • iPhone 4s, 5,5s,5c
  • iPhone 6 e 6 plus
  • Ipad mini, mini 2 e mini 3
  • Ipad, Ipad Air e iPad Air 2

Para que tudo corra sem chatices vamos ter que ter em atenção vários aspectos:

Backup ou Cópia de Segurança

Este é mesmo o primeiro passo antes de tudo! Imaginem que algo corre mal, podem sempre restaurar o vosso dispositivo através do backup.  Isto pode ser de duas formas:

Podem ir ao ícone Definições do aparelho, iCloud, Cópia de Segurança e escolher a opção Efectuar Cópia Agora

Pangu

ou podem Sincronizar com o iTunes e antes da sincronização realizar uma cópia de segurança.

Depois de feita a cópia, teremos que realizar mais umas operações no equipamento.

Desactivar a opção Procurar o meu iPhone ou meu Ipad

Pangu

Desactivar o Bloqueio Automático e o Bloqueio por Código

Isto é importante para o equipamento não interromper o processo de Jailbreak!

Pangu

Por último, devemos verificar que temos a última versão actualizada do iTunes no nosso Pc ou Mac, para que todos os ficheiros sejam instalados correctamente.

Feitos estes passos, passamos a aplicação Pangu!

 Download da última versão do Pangu,

Devemos descarregar o aplicativo para Windows ou para Mac, e guardar no nosso ambiente de trabalho.

Se for feito num Pc, devemos instalar o Pangu como administrador (botão direito e opção executar como administrador)

Vamos iniciar a aplicação e depois ligamos, o iPhone ou iPad ao nosso computador via cabo USB

Pangu

Seguimos as indicações da app da Pangu, e ela irá pesquisar qual o nosso modelo e o firmware que temos instalado

Carregamos no botão do aplicativo e irão aparecer 3 avisos importantes como podes ver por esta imagem:

Pangu

Convém que esteja tudo tal qual eles nos dizem nomeadamente, o dispositivo em modo Airplane (Avião)

Posto isto, Pangu irá então começar o processo de Jailbreak que poderá sempre levar alguns minutos

Pode que a certa altura,  no ecrã do aparelho apareça o modo Desbloquear no ecrã do teu dispositivo, pelo que devemos deslizar o dedo para o abrir e deixar que o processo continue.

Pangu

É normal que ele se reinicie e volte novamente e em princípio quando voltar ao menu do iPad ou iPhone, o Jailbreak deve estar concluído e terás as app do Pangu e do Cydia instaladas!

Se tudo correu normalmente, tens o Jailbreak pronto!

Pangu

Atenção:

Se por algum motivo o aplicativo da Pangu se fechar e tiveres um ecrã branco no teu aparelho, deves mantê-lo ligado e iniciar o Pangu novamente para que faça o processo

Volto a Lembrar dois aspectos Importantes:

Devemos ter o iOS 8(neste caso é a versão 8.1) e atenção que a nova actualização que a Apple já tem disponível, acaba com o Jailbreak por isso, não actualizem do 8.1 se quiserem fazer ou manter o Jailbreak!)

Devem ter em atenção que o Jailbreak é um processo no qual nós não temos qualquer responsabilidade e isto é apenas uma guia como se deve fazer, mas a decisão é sempre vossa!

About The Author

Bruno Reina
Administrador
Google+

Fã de tecnologia e de jogos em diversas plataformas!

Leave a Reply

Your email address will not be published.