Neste mundo das telecomunicações e com o avanço tecnológico dos equipamentos móveis, estamos a caminhar para um tema cada vez mais presente nas “mentes” das grandes empresas de tecnologia. Esse assunto é a localização dos teus amigos, dos teus inimigos e também a tua como é obvio. Mas o que realmente importa é o quanto eles estão próximos de ti e não onde eles estão!

Dois gigantes das redes sociais, Facebook e Foursquare estão com as suas ideias apontadas para a “proximidade” dos utilizadores e não falta muito para teres acesso a esse tipo de informação no teu smartphone ou até mesmo no teu tablet. Agora pensa comigo, de certeza que vais querer saber quem está perto de ti para poderes ou não evitar o teu encontro com essa pessoa. 😉

Facebook

O Foursquare anunciou hoje a sua nova aplicação para saber a proximidade dos teus contactos presentes na rede e que estará disponível nas próximas semanas na tua loja virtual para ambos os sistemas (iOS & Android).

foursquare1

Como o Facebook não gosta de ficar nos lugares finais, também já lançou a sua solução para tentar ocupar o seu espaço na “pole position”, o Facebook Nearby, que neste momento está apenas presente nos utilizadores dos E.U.A., numa fase experimental antes do seu lançamento mundial.

Essa aplicação está dentro da solução principal do Facebook, ou seja, a aplicação da rede social de Mark Zuckerberg vai ficar um pouco mais pesada devido a esse acréscimo de “potência”.

Importante é também referir que estas novas opções serão controladas por ti, podes activar ou não esta nova funcionalidade de proximidade no teu equipamento. Mas se mesmo assim não quiseres participar e tiveres dúvidas que não vão seguir os teus passos, o melhor mesmo será desistir de possuíres um smartphone e voltar a um telemóvel apenas com as funções básicas sem G.P.S..  😉

Radar

Este tema está a ser fortemente atacado pelos gigantes da redes sociais e com toda a certeza vai ser bastante polémico quando todos nós tivermos essas informações “abertas” e qualquer um poderá consultar as nossas localizações. Só na rede Foursquare estamos a falar de 45 milhões de utilizadores registados, agora imagina o peso do Facebook…

Podemos falar que apesar de alguns pontos negativos em relação à tua privacidade, esta tecnologia possui alguns pontos positivos. Imagina tu marcares um encontro com um teu amigo num certo local, e quando lá estiveres à espera podes ir consultando se está muito longe ou perto do teu ponto de encontro… Como vês este é apenas um exemplo, mas de certeza que já te lembraste de outro! 🙂

Big Brother

Na minha opinião um dos grandes problemas que estas duas empresas, que neste momento vão mais à frente neste assunto, vai ser de tentar convencer os utilizadores que isto não será um “Big Brother” da tua vida… Ou será que vai mesmo ser um “Reality Show” da tua vida?!?!

Estou bastante curioso para ver a receptividade destas novas aplicações que estão por semanas a chegar aos nossos smartphones…

About The Author

Nuno Agonia
Desenvolvedor
Google+

A culpa disto tudo foi o momento em usei uns euros para adquirir o meu primeiro smartphone. Deste então tive a necessidade de compartilhar o conhecimento e as experiências vividas num equipamento tão pequeno, mas com tanto por descobrir...

Leave a Reply

Your email address will not be published.